Conheça um pouco de nossa história

A Missão Projeto AmaZônia já plantou 11 bases pelo Brasil. Dez delas estão no Norte, na Amazônia.  A décima primeira sede está plantada no Nordeste, em Fortaleza, com a cara e a cor da gente da região.

A Base Fortaleza foi gerada debaixo de muita oração e a decisão cuidadosa de ouvir o Espírito Santo. Era preciso decidir em que capital implantar o próximo trabalho da PAZ. O lugar teria que ser grande, estratégico, carente do Evangelho e um desafio para a equipe, diferente de tudo a que estavam acostumados na Amazônia.

Fortaleza é o plano piloto de um projeto surgido no coração do Pastor Abe há muitos anos, chamado “Atos em Ação”. A ideia consiste em implantar grandes igrejas nas grandes metrópoles do mundo, todas organizadas em pequenos grupos e solidificadas em vínculos fortes e inquebráveis de discipulado pessoal um a um.

Fortaleza foi o lugar colocado por Deus em nossos corações e confirmado pela liderança. Durante dois anos o Pastor Abe trabalhou para organizar a equipe que iria, definir as estratégias de trabalho e reforçar a equipe que ficaria.

Assim, entre janeiro e abril de 2005, cerca de 100 pessoas desembarcaram em terras cearenses, quase todos vindos da Igreja da Paz Sede Regional de Santarém, com exceção de um pastor e sua família, os quais vieram da igreja da Paz de Boa Vista, Roraima. Ao longo dos meses seguintes, mais gente agregou-se à equipe original, honrando o desejo do pastor Abe de transplantar um bosque inteiro, em vez de plantar uma muda ou uma árvore somente.

Choque cultural, diferenças climáticas, gastronômicas e lingüísticas foram alguns dos desafios enfrentados pela equipe. Superados, esses aspectos diferenciadores tornaram-se aliados fazedores de contatos e abridores de portas para o Evangelho. Diferente dos 180 mil habitantes de Santarém, a equipe tinha agora diante de si uma metrópole de quase dois milhões e meio de habitantes, que passam de três milhões quando se leva em conta a região metropolitana.

As reuniões iniciaram-se na garagem de um dos obreiros. Meses depois, a equipe passou a reunir-se aos domingos na quadra emprestada de uma escola. Pouco a pouco as células foram surgindo. Pessoas começaram a se converter nos quatro cantos da cidade. Começou o mesmo movimento reprodutivo já dantes experimentado em Santarém.

O primeiro ano foi fundamental para a construção de um edifício espiritual. Depois de um ano, já com o edifício material pronto (alugado), estrategicamente localizado numa das principais avenidas da cidade, aconteceu a inauguração oficial da Igreja, em 12 de março de 2006.

A Igreja está 100% na Visão do MDA (Modelo de Discipulado Apostólico), onde é possível à Igreja Local ganhar multidões para Jesus sem deixar de cuidar bem de cada cristão – é o modelo de discipulado um a um em ação.

No ano de 2016, os Prs. Sandro e Albea Oliveira assumiram o pastoreio da Igreja da Paz Fortaleza, uma igreja com centenas de células, dezenas de núcleos na região metropolitana e milhares de membros.

Deus continua mandando pessoas. As células continuam indo atrás de mais gente. E mesmo assim, isto é só o começo!

Assista um documentário sobre a Igreja da Paz Fortaleza: